A comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto que prevê a suspensão da Carteira de Habilitação (CNH) para motorista que abandonar animal na rua. A proposta irá para a Comissão de Constituição e Justiça. O texto prevê como infração gravíssima utilizar veículo para abandonar ou auxiliar o abandono de animal n rua. A penalidade é a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o abandono no for de cão ou gato, a suspensão será de 18 meses.
Comer é um gande prazer e para o seu pet tabém é. Vamos ver o que você pode dar ao seu cão de diferente.
Frutas é uma boa opção, entre elas maçã e pera são boas alternativas, mas para dar você precisa: lavar bem com água corrente. Remover as sementes, pois contem pequena concentração de cianeto. Remover partes escuras ou machucadas.
Frutas como uva, abacate e carambola são tóxicas para ele. Então não dê.
Frutas e verduras ricas em agua são boas para hidratar. Melancia, chuchu e abobrinha são ótimos da ingestão hídrica.
Frutas cítricas como laranja e abacaxi, podem ser dadas, mas de maneira moderada, exceto para pets sensíveis ou com problemas de gastrite.
Você deve ter uma quantidade diária de petiscos, e também de frutas e legumes para dar ao seu cão, elas são recomendadas por veterinários pra que eles não ganhem peso. Nesse caso você não deve ultrapassar o equivalente a 10% da quantidade diária recomendada de calorias.
Não se deve dar a eles comida humana como queijos, bolos, biscoitos entre outras. Muitos deles são ricos em gordura e calorias, o que favorece o ganho de peso. Podem conter ingredientes tóxicos como alho, cebola, chocolate, álcool e xilitol. e também porque ao compartilharmos os alimentos com o pet, o estimulamos a ficar pedindo comida em volta da mesa o que pode ser desagradável.
Mas qualquer coisa que queira mudar na alimentaçõ do seu pet, prgunte ao seu veterina´rio de confiancça ou a um nutricionista veterinário.
Vamos dar cinco exemplos de como os animais inspiram a musica.
O CARNAVAL DOS ANIMAIS DE CAMILLE SAINT-SAENS- ela introduziu a musica clássica a crianças usando sons e movimentos animais, como o bicar de galinhas e o pular do canguru.
PIGSTRUMENT DE MARIE CAYE- que tal um porco tocando piano. Foi o que fez a artista com uma estrutura de madeira com sinos tubulares projetados para os porcos baterem o focinho. Por ser vegetariana queria mostrar ao público se os porcos tem alguma cultura musical.
A GRANDE SINFONIA DA ORCHESTRA ANIMAL DE RICHARD BLACKFORD- sua imaginação veio a tona depois de ouvir trechos do livro "The Great Animal Orchestra" e o resultado foi uma obra contemporânea que incorpora gravações reais de gibões, pererecas, castores e gorilas, criando uma mistura única de sons naturais e compostos.
DAQUI ATÉ O OUVIDO DE CÉLESTE BOURSIER MOUGENOT- essa compositora tem como inspiração a musica da década de 1990, principalmente no trabalho de John Cage. Nessa obra ela utiliza tentilhões-zebras vivos em um aviário com fios de piano, pratos e guitarras elétricas. A medida que os pássaros pousavam nos fios, criavam composições musicais espontâneas.
A PEQUENA MEGERA ASTUTA DE LEOS JANACEK- musica clássica inspirada em animais que esta no ópera de 1924 desse compositor tcheco. Conta a história de um filhote de raposa, que foi capturado por um guarda florestal para ser seu animal de estimação. A opera acompanha a vida adulta, fuga do cativeiro e a vida na floresta.
Morpho é o genero de borboletas predominantemente azuis. Elas vivem nas florestas tropicais da America Central e do Sul. São facilmente reconhecidas devido ao conspício iridescente azul metálico originado não por pigmentação, mas sim pela reflexão da luz de um modo peculiar Ela tem uma envergadura de um pouco mais de 7cm e podem chegar até a 20 cm. Elas não são tão fáceis de ser encontradas e existe uma linda lenda sobre elas. Veja:
Conta-se que há muitos anos um homem ficou viúvo e teve que se responsabilizar por suas duas filhas. Elas eram curiosas, inteligentes e sempre tinham o desejo de aprender. Constantemente lançavam perguntas ao pai que nem sempre sabia responder tudo.
Vendo a inquietação das duas meninas, ele decidiu enviá-las por um tempo a um sábio que vivia numa colina. Sem titubear, o guru respondia a todas as perguntas lançadas pelas pequenas.
Dispostas a buscar um jeito de fazer com que o sábio errasse ao menos uma vez, elas elaboraram um plano. Numa manhã, uma delas foi ao bosque e retornou com uma linda borboleta azul nas mãos. A ideia era fazer uma pergunta que o sábio jamais conseguiria responder: se a borboleta estava viva ou morta.
A estratégia estava definida. Se o sábio respondesse que estava viva, a garota iria apertá-la em sua mão e matá-la, e se respondesse que a borboleta estava morta, ela abriria as mãos e a soltaria para voar livremente. Portanto, qualquer que fosse a resposta do sábio, ele estaria errado.
Chegou o grande dia.
“Mestre”, disse uma das jovens. “Pode nos dizer se esta borboleta azul que está em minhas mãos está viva ou morta?”
O sábio respirou lentamente e com um leve sorriso respondeu: “Depende de você, ela está em suas mãos”.
PABLO PICASSO- retratou salsinha Lump, do seu fotografo David Douglas Ducan. Ele apareceu em várias obras. Lump se tornou o preferido de Picasso e morreu 10 dias ante do artista. Além dele Picasso tinha uma cabra e um boxer.
NORMA ROCKWELL- seus cães eram recorrentes em suas obras, o pastor alemão Raleigh, e um beagle misturado de nome Pitter e um spring spaniel Butch.
SALVADOR DALÍ- tinha 6 mamíferos em sua casa, entre eles um tamanduá que andava de coleira. Era também tutor de felino chamado Babou.
HENRI MATISSE- no final da guerra e com quase 80 anos, o arista matinha seu estúdio cheio de gatos e pássaros. Não só como companheiros mas como inspiração. Seus gatos se chamavam Minouche, Coussi e Le Puce.
FRIDA KHALO- tinha junto ao marido vários animais, como macacos-aranha, prego, gatos galinhas, papagaios, águia e um cervo e uma matilha de cães de raça pelado mexicano.
LE CORBUSIER- tinha um schnauzer de nome Pinceau. Quando morreu mandou esfolar e bronzear o corpo do cão preservando seu crânio.
DAVID HOCKNEY- tinha 2 Dachshund, Stanley e Boogie. Ele fez uma serie de desenhos e pinturas inspirados nos seus cães.
PAUL KLEE- os gatos eram seus mentores, tanto para pinturas como para fotografias e cartas. Uma de suas técnicas favoritas era riscar a tinta com algo pontiagudo, no qual os gatos são mestres.
DANTE GABRIEL ROSSETTI- era fascinado por animais exóticos e tinha uma lhama, um tatu, um tucano, um par de marmotas, pavões, corujas, papagaios, salamandra, canguru, muitos cães e dois burros. Conseguiu ter um vombate de nome Top, mas que infelizmente não resistiu ao clima inglês.
PRINCESA ELIZABETH VILMA LWOFF-PARLAGHY- tinha um zoológico particular, que possuía um cão da raça lulu da Pomerania, um gato, um porquinho da Índia, uma coruja, um par de crocodlos e um urso.