Foi sancionada a lei que proíbe o acorrentamento de cães e gatos, Lei 18.184, seja por corrente ou por cordas. A lei considera que o acorrentamento como restrição da liberdade do animal e entende como alojamento inadequado, qualquer lugar que ofereça risco de vida a saúde ou a vida do pet e que não tenha as dimensões adequadas ao seu tamanho e porte. Tutores que não cumprirem as regras estarão sujeitos a penalidade, conforme Lei Federal 9.605/98.
Acorrentar o animal só será permitido temporariamente, no caso da fala de outro meio de contenção. Mas nesse caso deve ser usado a corrente tipo "vai e vem" ou similar, e tenha que seja preservado com essas condições:
- acorrentamento temporário.
- fornecer deslocamento adequado.
- utilizar coleira compatível com o tamanho do animal, sendo proibido o uso de enforcadores.
- oferecer abrigo quanto ao clima e ao tempo
- ter agua limpa e comida adequada.
- higiene no espaço.
- e impedir contato com outros animais agressivos ou portadores de doenças.
Comer é um gande prazer e para o seu pet tabém é. Vamos ver o que você pode dar ao seu cão de diferente.
Frutas é uma boa opção, entre elas maçã e pera são boas alternativas, mas para dar você precisa: lavar bem com água corrente. Remover as sementes, pois contem pequena concentração de cianeto. Remover partes escuras ou machucadas.
Frutas como uva, abacate e carambola são tóxicas para ele. Então não dê.
Frutas e verduras ricas em agua são boas para hidratar. Melancia, chuchu e abobrinha são ótimos da ingestão hídrica.
Frutas cítricas como laranja e abacaxi, podem ser dadas, mas de maneira moderada, exceto para pets sensíveis ou com problemas de gastrite.
Você deve ter uma quantidade diária de petiscos, e também de frutas e legumes para dar ao seu cão, elas são recomendadas por veterinários pra que eles não ganhem peso. Nesse caso você não deve ultrapassar o equivalente a 10% da quantidade diária recomendada de calorias.
Não se deve dar a eles comida humana como queijos, bolos, biscoitos entre outras. Muitos deles são ricos em gordura e calorias, o que favorece o ganho de peso. Podem conter ingredientes tóxicos como alho, cebola, chocolate, álcool e xilitol. e também porque ao compartilharmos os alimentos com o pet, o estimulamos a ficar pedindo comida em volta da mesa o que pode ser desagradável.
Mas qualquer coisa que queira mudar na alimentaçõ do seu pet, prgunte ao seu veterina´rio de confiancça ou a um nutricionista veterinário.
A dança é uma forma importante na comunicação dos animais, ela inclui busca por parceiros no acasalamento, defesa de território, além de informar as fontes de alimentos e reforça a saúde mental e física.
Suas funções no reino animal são:
ACASO E REPRODUÇÃO- machos de varias espécies, usam a dança para atrair as femeas com danças elaboradas, sinalizando sua aptidão para o acasalamento.
COMUNICAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO- alguns usam para localizar as fontes de alimento para as femeas e filhotes. como as abelhas. As exibições de dança são uma forma de expressão e cominação dentro do grupo.
DEFESA E BEM ESTAR- ela também serve para afastar os inimigos ou predadores, deixando o animal mais confiante e menos vulnerável. As danças espontâneas, como os papagaios, indicam prazer e bem estar.
SAÚDE E FORTALECIMENTO- também é uma forma de atividade fisica e emntal, umentando a cooperação com os seus donos. Um exemplo é a dog dance.
A TV COLOSSO foi um programa infantil feito por cachorros. Eles eram bonecas manipulados manualmente e eletronicamente. Era composto por 28 fantoches. A ideia era mostrar os cachorros em um ambiente televisivo, indo do presidente até ao office boy. A linguagem era ágil e o humor prevalecia. Alguns personagens faziam referência a programas de televisão. O cachorro Jaca Paladium, no quadro Acredite se Quiser, imitava o ator Jack Palance no programa de mesmo nome. Thundedog do Clip-Cão, tinha os trejeitos de Thunderbird. O telejornal TV Colosso era uma referencia ao Jornal Nacional. A personagem principal era Priscila uma Sheep Dog. Outros personagens também se desatacaram como, JF e seu assistente Capachão, o faz tudo Gilmar, a dupla Provolone e Parmesão, cães de raça Shar Pei que eram humoristas. Também destacaram Janjão e Binho, que eram sonoplastas. Também fizeram parte do elenco um galo, uma galinha e uma gata. Eles funcionavam como uma televisão real.
Nós achamos que somente os pássaros cantam, mas existem outros animais que se verbalizam com cantos. Vamos ver alguns deles.
PASSAROS- são famosos por seus cantos melodiosos, que usam para atrair parceiros, marcar território e se comunicar.
BALEIAS- emitem sons complexos, incluído cantos, que viajam longa distancia através da agua.
GORILAS- os machos podem emitir verbalizações que se parecem com cantos, além de outros sons como ronronados.
GIBÕES- sua verbalização pode se assemelhar a um canto.
GRILHOS E CIGARRAS- seus sons caracteristicos podem ser considerados cantos, principalmente na época da reprodução.